“A Santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste Sacramento admirável, manifesta-se o amor maior: o amor que leva a dar a vida pelos irmãos.” Papa Bento XVI

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Libertar-se da mentira

No Advento destaca-se a figura marcante de João Batista, e sua mensagem de conversão: Mt 3,2.3“ Fazei penitência porque está próximo o Reino de Deus. Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”

Este é o desafio da conversão, da coragem de mudar a rota da nossa vida, reconhecendo ser este é o único caminho para a felicidade.

Endireitar significa romper com o espírito da mentira, por ser a porta de entrada de todos os outros pecados e males da nossa vida.

A mentira gera a desonestidade, a infidelidade matrimonial, fraude, engano, hipocrisia, o fingimento, a calúnia… leva para o vício do álcool, drogas, o abuso do sexo, com a desculpa de estar buscando a alegria e prazer.

A mentira, não importa qual seja,é sempre contrária a Deus, pois Nele somente existe a verdade.A posição do cristão é uma só: mudar o seu proceder. Em 1 Pdr 3,10 lemos:“quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras;”

Para dar este passo e perseverar, é necessário ir a Jesus. Por quê? João Batista nos diz em Mt 3,11:“Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.”

Ser batizado é ser mergulhado no amor de Deus, e receber um efeito interior duplo:

- primeiro ficamos cheios do Espírito Santo que nos dá a força e coragem para viver com entusiasmo a fé.

- e a seguir, o fogo de Deus queima o pecado da mentira, para que possamos testemunhar a verdade de Deus no mundo.

Uma vez cheios do Espírito Santo e purificados pelo fogo celestial passamos a experimentar a presença forte e segura de Deus.

O tempo do Advento nos convida a estarmos vigilantes para que nada nos distraia ou nos afaste novamente de Jesus. Os santos antigos recomendavam nunca encerrar o dia sem fazer um exame de consciência. Esta atitude ajuda a não deixar a porta aberta para a mentira novamente reinar no coração e mente. Também é importante a confissão regular para crescer na santidade de vida.

E por fim, lembrar sempre da alegria do encontro de João Batista com Jesus, e da sua confissão de fé em Jo 1,29:“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” A cada eucaristia, a cada missa temos a oportunidade deste encontro maravilhoso.

Não escondamos nada de Jesus. Ele sabe dos nossos pecados, fraquezas, tristezas, doenças…Façamos a nossa parte dando o passo do arrependimento e acreditando no seu poder.E assim, cada missa será a experiência forte da manifestação da benção de Deus em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário