“A Santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste Sacramento admirável, manifesta-se o amor maior: o amor que leva a dar a vida pelos irmãos.” Papa Bento XVI

quarta-feira, 23 de março de 2011

As más inteções nascem do coração humano

"Ele dizia: 'O que sai do homem, isto é que torna o homem impuro. De fato, é de interior, é do coração do homem que saem as más intenções, desregramentos, furtos, homicídios, adultérios, cupidez, perversidades, astúcias, inveja, injúrias, vaidade, insensatez'" (Mc 7,20-22).
As sementes dessas perversidades já habitam em nós; se não as utilizamos é porque pela graça de Deus, elas não se desenvolvem. Satanás já as plantou e tenta cultivá-las em nós. As más intenções brotam do coração do homem e é elas que o deixam impuro. A
concupiscência é uma semente do mal que possui forças e quer florescer em nós. Em alguns momentos é a ganância, em outros a inveja, e ainda outros a impureza. São Paulo diz:
"Sei que em mim – quero dizer em minha carne – o bem não habita: querer o bem está ao meu alcance, não, porém, praticá-lo, visto que não faço o bem, que quero, e faço o mal, que não quero. Ora, se faço o que não quero, não sou eu quem age, mas o pecado que habita em mim" (Rm 7,18-20).
Não podemos nos enganar. Muita tentação nos é apresentada pelo demônio, mas a pior delas já está presente em nós, ela é a
concupiscência. Ela age de dois modos, um violento e outro jeitoso. Com o primeiro modo, ela arrasta violentamente a pessoa para o pecado. Com a outra, que é mais comum, vai chegando de mansinho, com sedução e te atrai até cair. A Palavra de Deus nos diz: não é o maligno que nos arrasta e seduz, mas é a concupiscência. O mal apenas a usa para nos derrubar.
"Uma vez fecundada, a concupiscência dá à luz o pecado, e o pecado, tendo atingido a maturidade, gera a morte" (Tg 1,15a).
Quando o pecado amadurece e se enraiza em nós, é muito difícil se libertar dele. Somente se arrependendo e confessando ele é arrancado totalmente pela raiz. Mas mesmo assim precisamos vigiar, pois a
concupiscência ainda habitará em nós como semente.
Podemos passar por uma provação muito grande, de vários dias, mas Jesus nos diz: "Meu filho, seja firme. Nestes momentos, Eu estou rezando por você. Estou vendo a concupiscência atacando você, tentando-o, seduzindo-o, arrastando-o... Mas Eu estou orando por você. Não posso fazer nada, pois quem decide ser vencedor é você!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário